Objectivos para 2018: como parar de tomar café?

Continuamos com os nossos objectivos para 2018. Sabemos que há muitas pessoas que tomam 4, 5 ou 6 cafés por dia e cuja resolução de ano novo é reduzir a quantidade de café que ingerem diariamente. Como não há objectivos impossíveis, vamos a isso! Estas são as dicas para quem quer parar de tomar café ou, pelo menos, tomar menos café em 2018.



Em primeiro lugar, é preciso aclarar que o café tem um valor calórico desprezível. É verdade: os grãos de café moídos não têm hidratos de carbono, lípidos ou proteína. Portanto, em termos nutricionais, o café só é relevante pelo sódio e potássio que contém. É exactamente por ter este teor de sódio que uma xícara de café nos faz subir a tensão arterial - facto que não passa desapercebido aos nutricionistas com doentes hipertensos.

Apesar disso, temos boas notícias! O consenso entre os profissionais de nutricionismo é que 2 a 3 cafés por dia ainda está dentro do limite que qualquer pessoa poderia tomar, especialmente se tomar café ao início do dia e não à noite, altura em que pode quebrar o nosso ritmo circadiano. [O ritmo circadiano é o nosso ciclo biológico, definido principalmente pelas variações de luz e temperatura.]

Tomar mais do que 2-3 chávenas de café por dia significa que estamos a estimular demasiado o nosso corpo. Os efeitos secundários incluem o aumento da frequência cardíaca, respiração rápida, dor de cabeça, sensação de medo e até depressão. No entanto, para quem é viciado em café, não ingerir cafeína causa outros efeitos igualmente desconfortáveis. Para que fase de “desintoxicação” seja mais simples, o ideal é ir reduzindo pouco a pouco.

Por uma questão psicológica, pode começar por substituir 1 ou 2 dos seus cafés diários por descafeinado. Assim continua a ter a sensação de estar a beber café, embora esteja a desabituar o seu corpo da cafeína. Passado duas semanas, elimine completamente 1 dos cafés que costuma tomar. Ao fim de outras duas semanas, tente eliminar um segundo café.

Os mais fáceis de eliminar são os cafés que toma durante os lanches. Os nutricionistas sugerem substituí-los por chá de folhas, sumos de fruta ou água. Nesta altura, o corpo já precisa de uma quantidade de cafeína muito menor. Atreva-se a eliminar um terceiro café, mas desta vez substitua por chá preto, chá verde ou infusões que contenham chá preto. A quantidade de cafeína em algumas infusões é bastante baixa, garantem os nutricionistas.


Se começou este ano a tomar 5 cafés, dentro de um mês pode já só estar a tomar 2! No caso de querer eliminar o café definitivamente, vá repetindo estes passos até eliminar todos os cafés que toma. Vê como não há impossíveis?




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ano Novo, casa nova, novas mudanças!

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE SISTEMAS DE ISOLAMENTO TÉRMICO EXTERIOR, INCLUINDO A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM PARALELO E OS OBJETIVOS A LONGO PRAZO

O CUSTO DE UM DISC JOCKEY (DJ): UM OLHAR ABRANGENTE